quarta-feira, 12 de fevereiro de 2014

COSTURA COPTA


A ideia de fazer os Cadernos Artesanais surgiu depois que fiz um curso de Encadernação, aprendi e desenvolvi técnicas pessoais, coloquei minha criatividade em ação e foram "nascendo" os caderninhos todos muito coloridos e feitos com muito carinho.

A Costura que faço nos cadernos chama-se "COSTURA COPTA", ela começou a aparecer nos primeiros livros encontrados no mundo, essa ideia de fazer caderninhos costurados a mão me encantou, claro que os primeiros livros eram feitos de modo mais rústicos. hoje temos papel, linha, elásticos coloridos, paninhos de todo tipo  e também toda uma tecnologia desenvolvida com ferramentas adequadas para esse tipo de trabalho.


Para "nascer um caderninho" , preciso de no minimo três horas, não importa se o caderno é grande ou pequeno, o processo é bem demorado, começando com a a escolha do paninho da capa, segundo passo engomar o paninho escolhido, colar no papelão já cortado no tamanho certo e fazer todo o acabamento dessa capa. escolhido a cor do papel, segue o trabalho de dobrar e cortar as folhas, montando assim os bloquinhos depois a furação e por ultimo a costura, que gasto em média uma hora.



Algumas variações de costura Copta 

Nenhum comentário:

Postar um comentário